Programa de QVT é investimento para empresas

Existem muitas interpretações para qualidade de vida no trabalho. Em uma visão mais abrangente, o conceito de qualidade de vida no trabalho engloba, além da promoção de saúde dos funcionários, o atendimento a necessidades e a aspirações humanas relacionadas, por exemplo, a adequadas condições e ambiente de trabalho, a existência de integração social, remuneração justa, a moral das pessoas e a possibilidade de se ter um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

As pessoas são o maior valor de uma empresa, pois é por meio delas que os resultados são atingidos, que se alcançam as metas e que a empresa se mantém competitiva no mercado. Cada vez mais as empresas têm implantado ações e programas de QVT e têm visto isto não mais como custo, mas como parte do investimento para melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, melhorar o desempenho geral da empresa e melhorar a sua imagem. Além destes benefícios, os programas de qualidade de vida no trabalho, quando bem gerenciados, proporcionam um retorno do investimento que é possível ser constatado tanto no aumento e melhoria de alguns aspectos quanto na redução e minimização de outros. Por exemplo, existe um aumento da produtividade, os funcionários ficam mais motivados e satisfeitos, existe uma melhora do clima organizacional e a construção de uma melhor imagem da empresa perante os funcionários e a comunidade. Ao mesmo tempo, um bom programa de qualidade de vida no trabalho gera redução em gastos com impostos, redução de acidentes de trabalho, diminui o absenteísmo e o presenteísmo – que é um problema importante e atual nas empresas – calcula-se que o custo relacionado com presenteísmo chegue a 150 bilhões de dólares, nos Estados Unidos, por ano – há redução de gastos com plano de saúde, diminuição de custos com a rotatividade e com a capacitação de funcionários .

Pesquisas demonstram em números estes benefícios. É o caso da pesquisa realizada por Eliete Arellano em sua tese de doutorado que concluiu que 72% das organizações tiveram diminuição do índice de turn over no período posterior à implantação do programa de qualidade de vida e 40% tiveram diminuição do índice de absenteísmo.

É importante ressaltar, no entanto, que para que haja resultados efetivos e eficazes as ações devem estar concatenadas entre si e devem fazer parte de um programa integrado. E para que se atinjam os resultados desejados, este programa precisa ser gerenciado, com a identificação das expectativas e necessidades dos funcionários, o estabelecimento de prioridades, a existência de metas claras, a mensuração e o registro de resultados. Se não houver um gerenciamento adequado, corre-se o risco de não se obter os resultados esperados, não por uma limitação do programa em si, mas por uma falta de planejamento e uso inadequado de suas possibilidades.