#CUIDAR-19
“As pessoas precisam se sentir seguras e apoiadas pela empresa para enfrentar o momento atual com menos sofrimento e transformar esta fase difícil em oportunidade de crescimento.”
“Disponibilizar o programa para os colaboradores é uma forma de oferecer ajuda efetiva e fazer a diferença. Todos ganham.”
Rosalina Moura
O que é o #CUIDAR-19?
É um programa à distância desenvolvido especialmente para esta fase de pandemia. O programa visa o desenvolvimento de forças e competências pessoais que promovam a resiliência, diminuindo os riscos de transtornos mentais na fase de surto do COVID-19 e quarentena.
O nosso propósito é ficar ao lado de cada pessoa para ajudá-la a lidar com o estresse, a CUIDAR das emoções e encontrar soluções para os desafios pessoais, profissionais e familiares desta fase.
O programa é modulável de acordo com as necessidades e interesses da empresa cliente.
Módulos
- #MAPEAR – avaliação, mapeamento do estresse e das reações à pandemia + orientação
- #APOIAR – 4 atendimentos individuais em tempo real (vídeo-chamada ou telefone)
- #ACOLHER – Escuta empática e orientação pontual
- #TAMOJUNTO – apoio familiar para adaptação à nova rotina ou suporte emergencial diante da perda de um parente pelo Coronavírus
- #COMPARTILHAR – “Rodas” de Conversa temáticas
- #RELAXAR – Técnicas de relaxamento, meditação e mindfulness
- #PALESTRAR – Palestras objetivas com soluções práticas
Porquê contratar?
As mudanças de hábitos impostas pela pandemia do COVID-19 estão transformando a vida e as relações das pessoas. A rotina habitual deixou de existir, os planos foram interrompidos e o isolamento social se faz necessário. Muitos trabalham de casa por tempo indeterminado e precisam se adaptar a condições pouco favoráveis, conciliando as demandas profissionais, familiares e pessoais. Seja na solidão de quem mora sozinho ou no cenário em que famílias inteiras precisam descobrir formas de cuidado e convívio 24 horas por dia, temos o desafio de lidar com um turbilhão de emoções, manter a calma e encontrar soluções construtivas e equilibradas em um contexto indesejado e pouco favorável.
O estresse e seus impactos
Embora o estresse seja inevitável, quando excessivo diminui a imunidade e torna as pessoas mais vulneráveis e suscetíveis a doenças físicas, o que pode representar um risco aumentado para doenças infectocontagiosas. O estresse também pode abrir portas para a Depressão, Transtornos de Ansiedade, Síndrome do Pânico e outros distúrbios – ou agravar quadros já existentes.
O medo do contágio pessoal e de pessoas queridas, o isolamento social, as limitações e condições impostas pela quarentena e as inúmeras mudanças de hábitos e rotinas a que estamos sujeitos nesta fase podem levar a reações extremadas e gerar intenso estresse e sofrimento – para adultos e crianças.
Cada pessoa irá reagir de forma diferente, mas algumas reações são comuns:
- sentimentos de raiva, tristeza e frustração
- ansiedade elevada e pensamentos em torno do mesmo assunto
- dificuldade para pensar com clareza e encontrar soluções para os problemas
- dificuldades para se concentrar
- alterações no sono e dificuldade para dormir
- mudanças no apetite – comer mais ou menos do que o habitual
- irritação extrema, impulsividade e descontrole emocional
- tensão muscular e dores no corpo
- abuso de substâncias como álcool, cigarro e outras drogas
Quem precisa trabalhar de casa pode ter muitas dificuldades para se concentrar e manter o foco, o que afeta o rendimento e entregas ao mesmo tempo em que é preciso lidar com as demandas e expectativas de empregadores ou clientes – o que gera mais estresse.
Diante deste cenário, além da proteção física para evitar a contaminação é fundamental criar formas de proteção psíquica para passarmos por esta fase com menos sofrimento e menos impactos significativos na saúde mental.
Em toda crise existem oportunidades de aprendizado e crescimento. E lidar com a ansiedade e o estresse nos tornará mais fortes.
Rosalina Moura