A Síndrome do Impostor é um fenômeno psicológico no qual indivíduos, mesmo estando frequentemente cercados por evidências de suas competências e realizações, sentem uma intensa insegurança sobre suas habilidades e têm medo constante de serem desmascarados como “fraudes”. Embora não seja uma desordem clínica oficial, é um padrão de comportamento que pode afetar qualquer pessoa, independentemente de seu sucesso e posição. Profissionais de RH, que frequentemente lidam com avaliações de desempenho e progressão de carreira, podem observar essa síndrome em colaboradores que, apesar de altamente qualificados e competentes, duvidam de suas capacidades e atribuem seus sucessos à sorte ou a fatores externos. Essa sensação pode ser debilitante e impactar negativamente tanto a vida profissional quanto a pessoal.
Fomentar uma cultura onde os erros são vistos como oportunidades de aprendizado e não como falhas definitivas, podem diminuir a pressão sentida por muitos profissionais.
Traumas passados podem estar intimamente ligados à Síndrome do Impostor. A boa notícia? Isso tem cura!!
Leia na íntegra o artigo escrito por Rosalina Moura, nossa diretora, clicando aqui! Síndrome do Impostor: um olhar além do óbvio e da superfície (rhpravoce.com.br)
Rosalina Moura é Psicóloga Clínica e Organizacional.. Sócio fundadora da Rumo Saudável, empresa que atua no segmento de bem-estar, saúde mental e gerenciamento do estresse em Organizações. É um das Colunistas do RH Pra Você.