Gerenciando o tempo a seu favor

Quantas vezes escutamos ou dizemos frases do tipo: “não tenho tempo para nada” ou “o dia precisava ter mais de 24 horas para fazer tudo o que eu preciso”? Hoje em dia é cada vez mais freqüente esse tipo de afirmação, pois temos a sensação de que falta tempo para realizarmos aquilo que gostaríamos de fazer, sentimos que o tempo está passando rápido demais e que corremos constantemente contra o relógio.

Quando estamos estressados essa sensação de “falta de tempo” se potencializa, pois sob pressão a primeira coisa que tendemos a fazer é deixar de lado as nossas atividades pessoais para atendermos às demandas externas, ou seja, a vida pessoal passa a não ter muito espaço no nosso dia a dia ou a não ser uma prioridade.

Existem inúmeras técnicas que podem ser utilizadas na gestão do tempo. Uma delas é o agendamento, que consiste no ato de estabelecer o que deve ser feito no dia. Anotar previamente o que devemos fazer é uma maneira de conseguirmos ficar despreocupados ou evitarmos nos “pré-ocupar”. Manter todas as informações no cérebro é pouco produtivo, já que isto sobrecarrega-o e tira o nosso foco do agora. Sem contar que há grande probabilidade de esquecermos boa parte das coisas. É importante planejarmos o dia, pois quando planejamos estamos definindo o tempo necessário para cada tarefa e nos organizando mentalmente para dar conta das demandas.

Outra estratégia importante é criarmos algumas alternativas na agenda como “atitudes a tomar quando uma tarefa imprevista ou prioritária se apresentar”, pois é muito comum termos imprevistos no dia a dia e quanto mais amenizarmos os seus impactos na rotina, melhor conseguiremos nos organizar sem entrarmos em desespero quando isto acontecer.

Criar um espaço para “alternativas de agenda para as atividades impossíveis de serem realizadas no dia” pode ser muito útil. Muitas vezes em função dos imprevistos temos que priorizar uma atividade e deixar de realizar outra, sendo importante definir quando esta será cumprida para que posteriormente não se torne algo urgente que irá nos sobrecarregar.

Para encerrar seguem algumas dicas a mais para você organizar melhor o seu tempo:

·          Escolha e use alguma ferramenta – não importa se será uma agenda eletrônica, de papel ou até mesmo anotações em uma folha sulfite. O importante é o planejamento prévio das atividades de forma que estas não fiquem registradas somente na mente, correndo o risco de serem esquecidas.

·         Delegue algumas atividades – quanto mais se delega, mais tempo se tem para aquilo que realmente é importante. Tenha em mente que existem outras pessoas ao seu redor que podem ajudar na realização das tarefas.

·         Reserve momentos importantes para você – é necessário encontrar tempo para se dedicar a algo que você goste, que proporcione prazer e que sirva para recarregar as energias.

·        Aprenda a dizer não – em alguns momentos temos que impor limites para não nos sobrecarregarmos. Não se comprometa com coisas além do que você pode fazer somente para agradar aos outros. Afinal isto pode causar problemas futuros, como aumentar o seu nível de stress e levar ao esgotamento.