DivertidaMente: o papel dos pensamentos e emoções

Você já parou para pensar o que determina o nosso modo de agir? O que faz com que, em diferentes momentos, a gente responda de forma “positiva” e em outros “negativa” em situações parecidas?

Essas perguntas são respondidas de forma divertida, dinâmica e simples no filme “Divertida Mente” da Disney, no qual podemos compreender como as emoções básicas funcionam dentro da nossa mente. Trata-se de uma produção excelente, embasada em conceitos da neurociência e da psicanálise, sendo indicado para as crianças e especialmente para os adultos! Nos ajuda a compreender o nosso mundo interior, a importânica do autoconhecimento e como as emoções e os pensamentos influenciam os nossos comportamentos.

A animação mostra o que se passa na mente da garotinha Riley e como ela lida com várias mudanças (casa, escola, amigos, cidade), o que ocorre na vida de todo ser humano, como ter que se adaptar a um novo contexto e a novos desafios.

Você se lembra da última vez em que teve que se adaptar a uma nova situação? Uma mudança de casa, trabalho, novos amigos? Neste momento de mudanças/adaptação acontece um misto de sentimentos, euforia/alegria por um novo desafio que está por vir, o medo/receio de não conhecer a nova situação, a tristeza por ter que deixar algo que estamos acostumados, enfim!… Toda essa confusão de sentimentos e pensamentos é o que dá o colorido à nossa vida, sem eles a vida seria um quadro em preto e branco.

E o que o stress tem a ver com isso? Tudo! O stress faz parte da nossa vida, é uma resposta de adaptação e está vinculado diretamente aos nossos pensamentos e emoções. Vamos fazer um teste?

Pense que você irá se mudar de casa. Imagine que você está animado e que, embora tenha desafios de adaptação ao lugar, você está conseguindo enxergar os aspectos positivos da mudança. Você vai notar que seus pensamentos e emoções vão desencadear em seu organismo uma resposta de tranqüilidade e bem estar, estimulando a resposta de stress positiva, produzindo hormônios que te ajude a tomar as providências necessárias e aproveitar a situação com foco, concentração e olhar positivo, mesmo diante das adversidades. Agora imagine o inverso: você está contrariado com a mudança e a vê como algo que irá trazer perdas e transtornos, que não devereia estar acontecendo. Como você imagina que a resposta de stress será ativada? O seu cérebro identifica a situação como uma ameaça, gerando sentimentos como ansiedade, medo, insegurança, raiva talvez… acompanhados de uma carga de tensão maior, liberando mais cortisol e adrenalina e gerando um desgaste excessivo.

As reações ao que acontece em nossas vidas são influenciadas pela forma como encaramos as situações e pelos pensamentos e sentimentos gerados. Por isso é tão importante estarmos atentos ao nosso mundo inerno, ao que se passa em nossa cabeça e coração. Assim podemos reconhecer e compreender o que nos estimula ou o que nos assusta e lidar com os desafios de forma mais equilibrada e sem danos maiores para o nosso bem estar e nossa saúde! E quando mudamos a nossa forma de enxergar o mundo, o mundo muda! E com isso mudam os nossos sentimentos, as nossas reações e o nosso estresse.

Da próxima vez que você estiver diante de uma mudança/desafio/obstáculo, tente tomar consciência de quais são e como estão os seus pensamentos e emoções, evitando reprimi-los ou negá-los, mas sim aceitá-los. Procure identificar os prós e contras da situação como um todo e reflita como você pode amenizar os contras, seja tendo uma atitude direta na situação ou mudando a sua forma de enxergar o que está acontecendo.

Se ainda não assitiu ao filme, assista! É um excelente programa para toda a família!