Como alcançar o que você deseja em 2016?

Quando se aproxima a etapa entre o fim e o início de um novo ano refletimos sobre as conquistas e os desafios superados, ao mesmo tempo em que nos motivamos a pensar e a definir quais serão os objetivos e as metas para o próximo ano.

Quantos de nós projetamos galgar um novo degrau na vida profissional, conquistar um novo empreendimento, iniciar uma atividade física, melhorar a qualidade da alimentação, emagrecer, fazer novas amizade ou encontrar um novo amor? Iniciamos o ano engajados a alcançar e a manter nossas realizações! Logo na primeira semana de janeiro estamos 100% motivados, com as metas vivas em nossas mentes e isso nos confirma que este será um ano totalmente diferente!

Entretanto, talvez na terceira semana de janeiro ou na primeira de fevereiro, possamos encontrar algumas dificuldades em iniciar as mudanças desejadas, seja por falta de tempo, dinheiro ou por inúmeras “desculpas” ou imprevistos que vão acontecendo ao longo das semanas, que sugam as nossas energias e drenam a nossa motivação. Com isto vamos nos afastando das nossas prioridades e objetivos e acabamos sendo consumidos pelo dia a dia ou desanimando, já que muitas vezes traçamos metas as quais nos restringem excessivamente e que não conseguimos suportar por muito tempo apesar de serem importantes para nós.

O que podemos fazer para driblar este cenário, alcançar o que desejamos e mantermos as nossas conquistas?

A seguir daremos algumas dicas que podem ser importantes para o seu planejamento para 2016.

1.       Tenha em mente onde você está hoje

Quando vamos planejar uma mudança é essencial refletir sobre o momento atual, sobre o quanto você está satisfeito com alguns pontos da sua vida, com os seus hábitos, comportamentos, pensamentos. Assim você conseguirá definir o seu ponto de partida frente aos seus objetivos.

2.       Para onde você quer ir?

Identifique as áreas em que você gostaria de realizar mudanças e os resultados que você deseja alcançar. Defina com o máximo de detalhes como você quer se encontrar daqui a um ano. Quais são os seus objetivos? Como estarão os seus hábitos, comportamentos, pensamentos, sentimentos, o seu dia a dia? Seja bem específico!

3.       Dê o primeiro passo!

Olhando para onde você está hoje e para o seu futuro daqui um ano, há uma linha coerente entre esses dois períodos? Há uma evolução? Muitas vezes queremos alcançar um objetivo no próximo ano, mas não temos uma estrutura que nos dê suporte para alcançá-lo. Pensamos no objetivo final e nos esquecemos que para chegar ao 10 teremos que pensar como chegar ao 5. Reflita sobre o seu hoje e sobre o seu futuro e decida: qual será o primeiro passo no ano para que você alcance o 10 em dezembro?

4.       Defina metas realistas e graduais

As metas em um planejamento são essenciais, pois são elas que nos aproximam do nosso objetivo e que nos dão o parâmetro para sabermos se estamos no caminho correto ou não. Portanto, na hora de traçar as suas metas defina metas menores e graduais, seja o mais específico e realista possível, crie metas que sejam mensuráveis, alcançáveis e estabeleça um prazo para colocá-las em ação, avançando para a próxima etapa em direção aos seus objetivos.

Reserve um tempo para realizar o planejamento e revisá-lo constantemente seguindo os passos acima. Você vai se surpreender com os resultados!

Realizar mudanças e alcançar o que você pretende para a sua vida é possível, embora possam surgir algumas dificuldades e desafios pelo caminho. Pensando nisto a Rumo desenvolveu um workshop que irá ajudar as pessoas a transformar os seus sonhos em realidade e a potencializar as conquistas pessoais e profissionais para 2016.