Case 2

case2

 

 

case2.2

Programa com abrangência nacional na Matriz e Filiais

Empresa multinacional do ramo de serviços e produtos iniciou um programa de gerenciamento do stress em 2012 com a aplicação do Mapeamento do Stress contemplando todos os funcionários da matriz em São Paulo e em 10 filiais de diferentes estados. Foram aplicados 4 questionários, entre eles o Termômetro do Stress (que gera um resultados de cores) e o Fontes de Stress (que faz um levantamento das principais fontes de stress na vida pessoal e profissional).

Como parte das intervenções sugeridas foi implantado o programa de Coaching em Bem-Estar e Gestão do Stress para os funcionários que apresentaram um resultado nas cores vermelho (stress elevado a muito elevado) e laranja (stress moderado a elevado), cuja adesão foi voluntária. O programa teve duração aproximada de 12 meses, com sessões mensais à distância.

Ao término do programa 78% dos participantes tiveram redução nos níveis de stress, passando de muito elevado e moderado para stress baixo ou muito baixo. Em relação aos comportamentos e hábitos modificados para o bom gerenciamento do stress, 100% dos participantes revelaram desenvolver estratégias para o enfrentamento do stress, 71% melhoraram a forma de gerenciar o tempo e 51% incluíram técnicas de relaxamento em sua rotina.

Alguns funcionários levaram ao conhecimento do Presidente da empresa a importante contribuição do programa para o seu desempenho profissional e bem-estar pessoal. 100% dos participantes recomendariam o programa aos colegas e afirmaram que o programa contribuiu para o gerenciamento eficaz do stress.