Case 1

 

 


Programa ampliado para todos os funcionários – intervenção em diferentes níveis

Empresa multinacional do ramo de indústria, serviços e tecnologia iniciou um programa de gerenciamento do stress em 2010 com a aplicação do Mapeamento do Stress, realizado online. Entre os questionários foi aplicado o Termômetro do Stress, que faz um inventário de sinais e sintomas físicos e psicológicos do stress nos últimos 30 dias e gera um resultado de cores. Como forma de ajudar as pessoas a gerenciar o stress e ampliar o arsenal de comportamentos resilientes, os participantes da pesquisa foram convidados a participar do Coaching de Bem-Estar e Gestão do Stress.

O programa constava de 12 a 6 sessões realizadas à distância, de acordo com os níveis de stress de cada caso. Nas sessões foram trabalhados aspectos relativos ao enfrentamento e gerenciamento do stress, técnicas de relaxamento, gestão do tempo, alimentação saudável e atividade física.

Após os primeiros meses e dado os feedbacks positivos dos participantes, entre eles vários gestores, o programa foi estendido para todos os interessados independente de seu nível de stress, ampliando-se o foco para a prevenção do stress elevado.

Ao final do programa constatamos a redução de 100% dos casos na cor vermelha (stress muito elevado a elevado) e 75% nos de cor laranja (stress moderado e elevado), além de redução de 63% no absenteísmo e consultas de pronto socorro. Quanto à aquisição de novos comportamentos para gerenciar o stress, 76% relataram ter desenvolvido estratégias para enfrentar e gerenciar o stress, 45% praticaram técnicas de relaxamento, 34% gerenciaram o tempo de forma eficaz.

Entre os participantes do programa, 93% afirmaram que o Coaching contribuiu para o gerenciamento do stress e que recomendariam o programa aos colegas.